fbpx

Utilizando os espaços para negócios de forma estratégica

Espaço que retrata a sede do Google Worspace em SP mostrando a importância de locais que criam uma atmosfera inovadora para os locais de trabalho.
Descubra como empresas globais alcançam sucesso ao utilizar espaços estratégicos para negócios. O impacto do imóvel, design e arquitetura na produtividade e percepção dos clientes!

Compartilhe este post

A forma como utilizamos os espaços para negócios tem se mostrado crucial para o sucesso de empresas ao redor do mundo. Desde a escolha do local ideal para uma nova sede até a criação de ambientes internos que refletem a identidade e os valores de uma marca, os elementos relacionados a imóveis, design de interiores e arquitetura desempenham um papel determinante na produtividade, eficiência e até mesmo na percepção que os clientes têm de uma empresa. Neste artigo, exploraremos como algumas das principais empresas globais têm utilizado estrategicamente esses elementos para impulsionar seu crescimento e alcançar o sucesso em seus mercados.

A importância da localização para os espaços de negócios:

Antes de mais nada, é crucial compreender que a localização do imóvel é um dos fatores mais importantes para empresas globais. Grandes empresas do setor de tecnologia, por exemplo, têm optado por se estabelecer em centros urbanos inovadores, como a area Shoreditch em Londres. Esses locais oferecem a vantagem de uma concentração de talentos, acesso a recursos estratégicos e uma atmosfera criativa que favorece o desenvolvimento de ideias revolucionárias.

A localização é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio.

 

Além disso, tratando-se de espaços comerciais é de fato primordial pensar no público-alvo.

Onde ele mora ou trabalha? O que consome? Do que gosta? São fatores relevantes que ajudarão na escolha do ponto comercial, de forma estratégica.

Por conseguinte, a escolha do espaço adequado pode determinar a visibilidade e a acessibilidade de uma empresa para clientes e parceiros. Ao projetar um escritório ou ponto de venda, ademais, é fundamental considerar a identidade da marca e a experiência do cliente. 

Empresas como a Apple e a Google são mestras em criar ambientes internos que refletem sua filosofia de inovação e simplicidade, o que contribui para uma conexão mais profunda com seus públicos.

Imagem mostrando a área de Shoreditch de Londres, que une arte ao comércio e tem crescido exponencialmente.
A área artística de Shoreditch em Londres, está passando por uma onda de crescimento exponencial. Isso porque há uma crescente de espaços gastronómicos, cafés e restaurantes artesanais que mesclam arte e comércio.

Como escolher uma identidade assertiva para minha marca?

Em contraste com empresas que buscam uma identidade mais moderna e tecnológica, algumas marcas globais optam por destacar seus valores tradicionais e conservadores em seus espaços de negócios. Bancos renomados, por exemplo, muitas vezes projetam suas agências com uma abordagem clássica e elegante, transmitindo uma sensação de segurança e confiança aos seus clientes.

Por isso, a resposta para essa pergunta vai partir da essência da sua marca, o que ela representa e o que quer mostrar ao público.

Espaços criativos e inspiradores

Independentemente da abordagem adotada, o objetivo principal é criar espaços que impulsionem a produtividade e inspirem colaboradores e clientes. Um design de interiores bem planejado pode maximizar o uso do espaço, melhorar a eficiência operacional e até mesmo estimular a criatividade e inovação no ambiente de trabalho.

Espaço que retrata a sede do Google Worspace em SP mostrando a importância de locais que criam uma atmosfera inovadora para os locais de trabalho.
O Google espace que fica em SP e é destinado a empreendedores; conta com coworking, auditório, salas de aula, salas de reunião etc. O local é inovador e bem planejado esteticamente.

E sobre arquitetura?

Por fim, a arquitetura também desempenha um papel fundamental na concepção de espaços para negócios. Edifícios sustentáveis e ecologicamente corretos têm ganhado destaque entre empresas comprometidas com a responsabilidade ambiental. Além disso, a arquitetura pode ajudar a criar ambientes abertos e colaborativos, favorecendo a interação entre equipes e contribuindo para um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Basicamente, o uso estratégico de imóveis, design de interiores e arquitetura tem sido um diferencial para muitas empresas de sucesso. A capacidade de transformar espaços com sabedoria pode não apenas impulsionar a eficiência e a produtividade, mas também agregar valor à marca e ao posicionamento no mercado, elevando o patamar competitivo e, assim, alcançando o tão almejado sucesso em escala global.

Acompanhe outros artigos em nosso blog

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Linkedin

Assine nossa Newsletter

E receba nossos melhores conteúdos, gratuitamente, no seu e-mail.

Conteúdos relacionados

Precisa da nossa ajuda em algum projeto?

Converse com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

P.PERIODICAL

Assine nossa newsletter

Receba a PPeriodical, semanalmente, no seu e-mail.

No que podemos ajudar você?

Preencha o formulário e aguarde o contato de um especialista em breve.

Suas informações:
Você precisa de ajuda em qual serviço?