fbpx

Como o público-alvo influencia na escolha do ponto físico

Saber quem possui a necessidade que o seu serviço pode suprir, é ideal se certificar que você está entregando exatamente o que deve para quem realmente precisa dele.

Compartilhe este post

Para ter sucesso com o público-alvo e captar exatamente o grupo que você deseja ter como cliente, é necessário a identificação da região, onde este perfil está inserido.

Saber quem possui a necessidade que o seu serviço pode suprir, é ideal para se certificar que você está entregando exatamente o que deve para quem realmente precisa dele.

E é por isso que alguns fatores sobre o poder aquisitivo da sua persona precisam ser levados em consideração na hora de encontrar o seu ponto físico ideal.

Confira alguns passos indispensáveis para realizar uma expansão comercial de sucesso e descubra se o seu ponto físico e a sua persona estão alinhados:

Plano de negócios

No plano de negócios, constará todas as características da sua empresa e os seus anseios. Todo o processo de expansão comercial precisa estar descrito com detalhes neste planejamento, como os aspectos da sua persona ideal. O ideal é contratar uma consultoria para lhe auxiliar;

Localização macro

Após identificar a sua persona no plano de negócios, chegou a hora de saber onde este público se localiza. Analise os bairros da cidade onde você deseja atuar, e pesquise sobre o poder aquisitivo predominante na região. Dessa forma, você poderá identificar em quais bairros a sua persona está inserida;

Vizinhança

Procure ficar longe de praças isoladas e que podem oferecer algum tipo de perigo para os seus clientes. Também não fique muito distante de outros estabelecimentos que podem ser considerados uma ponte para você. É preciso pensar na comodidade do consumidor, independentemente do poder aquisitivo.

Por outro lado, você deve analisar com cautela quem será o seu vizinho, pois ele pode ser incompatível com o que você pretende ofertar e isso pode afastar o seu público. Por exemplo, imagine uma boutique ao lado de um açougue. Isso não iria funcionar bem para ambos os estabelecimentos, pois o público de um pode afastar o do outro. Ou seja, os empreendimentos próximos devem estar alinhados.

Uma boa sugestão para se decidir o seu ponto comercial ideal, é abrir um negócio que complemente o que está no entorno. Assim, além de você oferecer um diferencial, o público-alvo dos demais estabelecimentos serão compatíveis com o seu;

Estrutura da rua

Algumas ruas possuem poucas vias de acesso, o que pode acabar prejudicando o seu movimento. Por isso é necessário verificar com antecedência como o trânsito funciona, e se as calçadas possuem acessibilidade.
Além disso, avalie se há a necessidade de estar próximo a pontos de ônibus. Se o seu estabelecimento oferece produtos ou serviços de maior valor aquisitivo, então não há esta necessidade. Mas se você oferece serviços e produtos com valores menor, estar próximo a pontos de ônibus, pode ser uma boa estratégia;

Infraestrutura do empreendimento

A infraestrutura do seu estabelecimento chama atenção de diversas pessoas, por isso é ideal reconhecer o seu público para saber quais estratégias utilizar. Por exemplo, clientes com um poder aquisitivo menor, podem se sentirem tímidos e receosos para entrarem em ambientes fechados. Já as classes mais elevadas costumam exigir mais conforto e segurança do estabelecimento.

Já outros aspectos do seu estabelecimento independem da classe social da sua persona, que é oferecer segurança, facilidades de estacionamento e comodidade.

Gostou das dicas? Então acesse o no blog e fique por dentro das novidades do mercado de expansão comercial. E não se esqueça de que a Ponto Pronto pode ajudar você em todas as etapas do seu planejamento.

Acompanhe outros artigos em nosso blog
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Linkedin 

Assine nossa Newsletter

E receba nossos melhores conteúdos, gratuitamente, no seu e-mail.

Conteúdos relacionados

Precisa da nossa ajuda em algum projeto?

Converse com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.

P.PERIODICAL

Assine nossa newsletter

Receba a PPeriodical, semanalmente, no seu e-mail.

No que podemos ajudar você?

Preencha o formulário e aguarde o contato de um especialista em breve.

Suas informações:
Você precisa de ajuda em qual serviço?