Loja Física x Virtual: Qual o modelo ideal para o meu negócio?
Imagine que você está abrindo um estabelecimento comercial.
Já sabe o segmento de negócio, possui os recursos financeiros necessários, (o que é meio caminho andado); agora chegou o momento de escolher o canal de venda, físico ou virtual.
Mas qual a melhor estratégia?
A escolha entre investir em uma loja física ou virtual depende de múltiplos fatores.
Tipo de negócio, estratégia de marketing e o mais importante: público-alvo.
Para escolher qual opção mais conveniente, é preciso analisar as vantagens e desvantagens de cada modelo.
Vamos conferir cada uma delas?
Vantagens de uma loja física
A estrutura física pode ser uma excelente alternativa para um modelo de negócios tradicional.
Lojas físicas promovem a maior possibilidade de experiências tangíveis, como toque e experimentação dos produtos; o que pode aumentar a satisfação dos clientes.
Por isso, o modelo de negócios é ideal para públicos mais tradicionais, que tendem a sentirem-se mais seguros e satisfeitos ao realizar uma compra em um ambiente físico.

E mais do que isso, gerar experiências diferenciadas que aguçam os sentidos do consumidor, como toque, aromatização característica no ambiente, atendimento humanizado e personalizado.
Assim, uma loja física pode ajudar a construir a marca e contribuir com o crescimento de uma comunidade local, o que pode ser valioso para determinados negócios.
Uma loja física também expande o leque de possibilidades, ao integrar o ambiente online e offline, através de ações como a retirada de produtos comprados pela internet na loja física.
Desvantagens de uma loja física
Infelizmente, nem tudo é somente vantagem no modelo físico. O modelo requer maior investimento e possui maiores gastos fixos e variáveis, como aluguel, estoque, custos físicos como salários de funcionários, luz, água, estoque e equipamentos.
Além disso, o investimento inicial pode ser bem expressivo, visto que é necessário
custos com arquitetura, construção e mobiliário do local.
O modelo físico também traz algumas particularidades externas que podem influenciar no negócio, como acessibilidade do local, limitações geográficas (afinal, a loja fica restrita a um determinado local e tipo de público em torno), horário de funcionamento e clima.
Tratando então do modelo virtual, da mesma forma, precisamos analisar as vantagens e desvantagens, levando sempre em consideração no centro da decisão, o público-alvo.
Vantagens de uma loja Virtual
O investimento inicial é inegavelmente menor.
Existe a possibilidade de iniciar o negócio com uma estrutura mais básica e ir expandindo conforme o crescimento;
Menores custos fixos: Aluguel, funcionários e o investimento inicial podem ser desconsiderados. Porém, talvez seja necessário a locação de um espaço para acúmulo de estoque, ou escritório, caso trabalhar de casa não seja possível.
Existe ainda a possibilidade de atender clientes de qualquer lugar do país (ou mundo). O que basicamente aumenta o potencial de venda.

Desvantagens da loja Virtual
O sucesso da loja virtual está diretamente ligado ao investimento em marketing.
Tanto para construção de sua marca, quanto para vendas.
Afinal, os clientes tendem a realizar compras de marcas em que eles têm maior confiança, e a relação de confiança,geralmente,depende de contato pessoal, estrutura física e o fator do do cliente poder levar consigo o produto, imediatamente após a compra.
Igualmente importante, é necessário observar que na praça digital a concorrência por preço é muito maior.
E não há argumentos para que se possa rebater o porquê do valor estar mais alto, visto que não há custos como aluguel, luz, água, funcionários e afins, quando trata-se de uma plataforma online.
Sendo assim, quem dita os preços cobrados na venda online é o próprio mercado, além do tempo de entrega.
O cliente que está comprando fisicamente, geralmente está disposto a pagar mais pelo produto ou serviço, levando em consideração as vantagens e segurança de um ambiente físico.
Além disso, é preciso considerar a necessidade de investimento em tecnologia e segurança para garantir a proteção dos dados dos clientes.
Afinal, qual modelo de loja é melhor?
A verdade é que em um “mundo ideal”, a melhor alternativa seria uma estratégia híbrida, onde haja combinações dos dois modelos.
Assim, você consegue agradar seu público, abrindo o caminho para tornar-se omnichannel.
(O omnichannel integra lojas físicas, virtuais, canais de comunicação e compradores.)
Além disso, suas possibilidades de faturamento aumentam, pois acabam as questões de barreiras geográficas e o horário de atendimento.
Caso não seja possível optar pelas duas alternativas, negócios físicos tendem a funcionar bem em locais que dependem da experiência presencial do público, como lojas de roupa, sapatos, mobiliário e joalherias.
Já as lojas virtuais podem funcionar bem para negócios que não dependem da experiência física. Tais como livros, produtos digitais e alimentação.
Acompanhe outros artigos em nosso blog
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Linkedin