Open mall, Strip mall, Strip center e Shopping Center… São tantas nomenclaturas que podem causar confusões entre as pessoas. Porém, cada tipo de empreendimento possui características específicas e públicos distintos.
Por outro lado, eles também possuem semelhanças como por exemplo, todos são centros comerciais, onde possuem mix de lojas, praça de alimentação e estacionamento.
Em geral, as terminologias são sinônimos e originadas da língua inglesa. Todas essas variedades de centros comerciais foram desenvolvidas nos Estados Unidos para diferenciar os polos de mix comerciais em relação a sua localização, infraestrutura e direcionamento de consumidores.
Confira as principais diferenças entre esses tipos de empreendimentos:
Shopping Center:
O maior dos centros comerciais. Esse empreendimento possui diversos andares e um mix de lojas mais diversificado em comparação aos outros modelos de malls. Ele também possui localização estratégica, e geralmente está perto ou inserido em um centro urbano. Seu estacionamento é voltado para automóveis e normalmente não possui facilidades de acesso;
Open Mall:
Significa “shopping a céu aberto”, e possui as mesmas características de shopping center mas com mais facilidades de acesso para ciclistas e pedestres. Ele também é um modelo de empreendimento com um menor investimento e alta rentabilidade;
Strip Mall:
Em inglês, quer dizer “shopping em faixas ou tiras”. Este modelo de empreendimento é menor do que um shopping center ou um open mall, e geralmente está localizado em bairros. Dispõe de um mix comercial voltado para a classe social local e serviços que os moradores mais próximos precisam;
Strip Center:
Significa “centro de compras em faixa”, ou seja, é usualmente idêntico ao strip mall, mas a diferença aqui é a sua distribuição comercial em relação à infraestrutura e arquitetura. Suas lojas ficam uma ao lado da outra, em “faixas”. A localização do strip center também pode estar em bairros ou no centro de cidades grandes.
Com exceção do shopping center, é comum que os outros conjuntos de estabelecimentos possuam somente o piso térreo. Porém, algumas vezes podemos encontrar um centro comercial com dois ou mais andares como se fosse um mall menor.
A disposição das lojas pode ser em faixas retas, bem como em formato de U ou L. Porém, todos os tipos de malls precisam possuir estacionamento. É necessário também, possuir facilidades de acesso para ciclistas e pedestres, o que os diferencia de shoppings tradicionais que priorizam os automóveis.
Em suma, mesmo que os empreendimentos se pareçam entre si, é inevitável não notar as suas características próprias. Aos investidores e gestores, é essencial conhecer o seu negócio e traçar as melhores estratégias para cada tipo de mall, pois todos possuem altíssima capacidade de sucesso.
Acompanhe outros artigos em nosso blog
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Linkedin